Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23857
Tipo: Artigo
Título: Vida e construção do conhecimento na Pedagogia da Alternância
Autor(es): Sobreira, Milene Francisca Coelho
Silva, Lourdes Helena da
Abstract: A Pedagogia da Alternância tem se destacado nas últimas décadas no Brasil, principalmente no interior do movimento de Educação do Campo. Apesar de sua importância e seu uso em expansão, ainda são escassas as pesquisas que enfocam a temática da construção do conhecimento na dinâmica pedagógica da alternância. É, neste contexto, que o presente trabalho tem, como objetivo, iniciar uma discussão sobre a centralidade da vida na Pedagogia da Alternância e como esta centralidade reflete num modo novo de compreensão do processo de construção do conhecimento. Na operacionalização deste propósito, realizamos um resgate histórico da origem e da expansão da Pedagogia da Alternância, destacando em sua gênese e, principalmente, nas experiências brasileiras de formação por alternância, a dinâmica como com a qual o conhecimento vem sendo proposto nessa prática pedagógica. Nossas análises indicam que a realidade e a vida são elementos desencadeadores na constituição da Pedagogia da Alternância e de sua forma de compreensão do processo de construção do conhecimento. Particularmente na sociedade brasileira, o diálogo das experiências de formação por alternância com os ideais pedagógicos de Paulo Freire e do movimento da Educação do Campo tem gerado inúmeras e diferentes experiências educativas que, como elemento comum, assumem uma perspectiva de que o conhecimento deve ser construído a partir da vida, na relação dialética entre ação e reflexão.
The Pedagogy of Alternation has emerged in Brazil in recent decades, mainly within the movement of Field Education. Despite its importance and use in expansion, there is still little research focusing on the thematic of knowledge construction in the dynamics of pedagogical alternation. In this context, the present study aims to initiate a discussion on the centrality of life in the Pedagogy of Alternation and how this centrality reflects a new way of understanding the process of knowledge construction. In order to operationalize this purpose, we conducted a historical review of the origin and expansion of Pedagogy of Alternation, focusing on its genesis and, mainly in the Brazilian experiences of formation by alternation, on the dynamics in which the knowledge in this pedagogical practice is being proposed. Our analyses indicate that reality and life are elements that trigger the formation of alternating pedagogy and the way of understanding the process of knowledge construction. Particularly in the Brazilian society, the dialogue between the training experience by Alternation and pedagogical ideals of Paulo Freire and the movement of Field Education have generated numerous and different educational experiences which, as a common element, assume the perspective that knowledge must be constructed from life, in the dialectical relationship between action and reflection.
Palavras-chave: Educação do campo
Alternância
Processos educativos
Field education
Alternation
Educational processes
Editor: Revista Eletrônica de Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199915
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23857
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo311,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.