Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23853
Tipo: Artigo
Título: O Pet-Educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência
Autor(es): Silva, Mardem Michael Ferreira da
Souza, João Paulo de
Leite, Luciano Bernardes
Morais, Bárbara Alves de
Almeida, Camila Lopes
Silva, Larissa Gabrielle Ferreira da
Miranda, Sarah Vieira
Silva, Mayra Cristina da
Araújo, Vívian Helene Diniz
Abstract: A formação extracurricular durante a graduação é um fator de extrema importância para a ampliação das vivências do estudante durante a sua vida acadêmica. Alguns programas existentes na universidade, como o Programa de Educação Tutorial – PET, por exemplo, possibiltam ao aluno experiências com essa formação, que vai além do que é abordado nas disciplinas dos cursos. Seguindo a prerrogativa PET em nível nacional, o PET-EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal, trabalha visando abranger os cursos de graduação do campus a que pertence, mas tendo como foco principal as licenciaturas. Nesse sentido, esse estudo objetivou a obtenção de informações sobre qual a contribuição do grupo PET-EDUCAÇÃO para a formação acadêmica dos alunos do campus Florestal/UFV, em suas percepções. Por meio da aplicação de questionário semiestruturados, ficou evidente que o PET- EDUCAÇÃO é conhecido pelos graduandos do campus em questão, mas que nem todos estes participam de suas atividades, principalmente devido à falta de tempo. O programa exerce uma notável contribuição para a formação dos graduandos, em especial dos estudantes das licenciaturas.
La formación extracurricular durante la graduación es un factor de extrema importancia para la ampliación de las vivencias del estudiante durante su vida académica. Algunos programas existentes en la universidad, como el Programa de Educación Tutorial - PET, por ejemplo, posibilitan al alumno experiencias con esa formación que va más allá de lo que se aborda en las disciplinas de los cursos. El PET- EDUCACIÓN de la Universidad Federal de Viçosa (UFV), campus Forestal, trabaja para abarcar los cursos de graduación del campus al que pertenece, pero teniendo como foco principal las licenciaturas, siguiendo la prerrogativa PET a nivel nacional. En este sentido, este estudio objetivó la obtención de informaciones sobre cuál la contribución del grupo PET-EDUCACIÓN para la formación académica de los alumnos del campus Forestal / UFV, en sus percepciones. Por medio de la aplicación de cuestionarios semiestructurados, quedó evidente que el PET-EDUCACIÓN es conocido por los graduandos del campus en cuestión, pero que no todos éstos participan de sus actividades, principalmente debido a la falta de tiempo. El programa ejerce una notable contribución a la formación de los graduados, en particular de los estudiantes de las licenciaturas.
The extracurricular training during graduation is a factor of extreme importance for the amplification of the experiences of the student during his academic life. Some existing programs in the university, such as the Education Program Tutorial - PET, for example, allow the student experiences with this training that goes beyond what is covered in the courses of the courses. Following the prerogative of the Tutorial Education Program (PET) at the national level, the PET-EDUCAÇÃO of the Federal University of Viçosa (UFV), campus Florestal, works to cover undergraduate courses of the campus to which it belongs, but focusing on teacher education. In this sense, this study aimed to obtain information about the perceptions of contribution of PET- Educação to the academic education of campus Florestal/UFV undergraduate students. Through the application of a semi-structured questionnaire, it was evident that PET- EDUCATION is known by the undergraduates of the campus in question, but not all of them participate in their activities, mainly due to lack of time. The program makes a notable contribution to the training of undergraduates, especially teacher degree students.
Palavras-chave: Formação acadêmica
Formação extracurricular
Formação de professores
Formación académica
Formación extracurricular
Formación de profesores
Academic training
Extracurricular training
Teacher training
Editor: Política e Gestão Educacional
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23853
Data do documento: Set-2017
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo350,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.