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Tipo: Tese
Título: Melhoramento do homem, do animal e da semente - O Projeto Político Pedagógico da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1948): Organização e Funcionamento
Autor(es): Azevedo, Denilson Santos de
Abstract: Trata-se de uma pesquisa histórica a respeito do trabalho pedagógico implementado durante O processo de constituição e consolidação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, no período compreendido entre 1920 e 1948, cuja semeadura dará frutos que até hoje permanecem sendo cultivados, de modo tradicional ou inovado, na Universidade Federal de Viçosa, em diversas atividades e iniciativas criadas nos seus primeiros anos de fundação, e que irão forjar O ethos do esaviano, entendido como o conjunto de traços característicos pelos quais um grupo se individualiza e se diferencia dos outros, a partir de uma série de ações pedagógicas e disciplinares de inculcação de habitus. Com base na pesquisa de fontes primárias, secundárias e orais, será analisado os principais condicionantes sociais, econômicos, culturais e políticos que irão propiciar a criação desse estabelecimento de ensino. A adoção do modelo de ensino agrícola norte-americano, de caráter aplicado e utilitário, calcado no “aprender fazendo”, na articulação entre “ciência e prática” e com ênfase nas atividades e serviços de extensão, atesta a principal finalidade da escola, que era a de “melhorar o homem, O animal e a semente” com o intuito de contribuir para a reforma social no meio rural, através da difusão de conhecimentos e técnicas, para aumentar a produtividade e a diversidade da produção agropecuária. A consecução desse projeto apresentará algumas inovações no âmbito da gestão administrativa e pedagógica, que serão, de certo modo, afetados pela política estadual de contenção no repasse de verbas e pela padronização do ensino agrícola, empreendido pelo governo federal ao longo da “Era Vargas”. Não obstante esses reveses, a instituição manterá boa parte dos fundamentos de sua concepção original, uma vez que as bases e instâncias de organização do trabalho e de realização da ação pedagógica no estabelecimento não sofrerão alterações substanciais, sobretudo em virtude da permanência do regime de responsabilidade pessoal, com a essência do regime disciplinar e de inculcação de habitus instituídos junto aos diferentes sujeitos vinculados com a Escola e que deixaram marcas significativas na constituição do ethos institucional.
This deals with the historical research about the pedagogic work implemented during the establishing and consolidating the "Escola Superior de Agricultura e Veterinaria do Estado de Minas Gerais" during the period between 1920 and 1948, whose planting gave fruits that still flourish, in traditional or innovative manner in the "Universidade Federal de Vicosa", in different activities and initiatives created in the initial years of its foundation, and forged the esaviano ethos, understood as a set of characteristic features by which a group individualizes ‘tself and differentiates from others, through a series of pedagogic and disciplinary actions of inculcação de habitus. On the bases of research based on primary, secondary and oral sources, the major social, economical, cultural, and political agents, which propitiate the creation of this teaching establishment, will be analyzed. The adoption American model of "applied and utility” characteristics, for agricultural teaching, which is based on “learning by doing”, an articulation between “science and practice”, and with emphasis on the extension activities and services, attests the main objective of this institute, which is “ improving the man, the animal and the seed” with the intention of contributing to social reform in the rural areas, through knowledge and technology diffusion, thus increase agricultural productivity and the diversity. The attainment of this project will introduce some administrative and pedagogic innovations that, in a certain manner, are affected by the state policy of contention of resource transfer and by standardizing the agricultural teaching, initiated by the federal government since the “Vargas Era”. Despite these obstacles, the institute will maintain a good part of the original fundamentals, because the bases and the instances of work organization, and accomplishment of pedagogic action will not suffer substantial changes, mainly because of sustaining regime of personal responsibility, as the essence of disciplinary regime and inclucação de habitus established together with different subjects linked to the school, which have left a significant mark on the constitution of institutional ethos.
Palavras-chave: Educação Rural
CNPq: Ciências Humanas
Editor: Universidade de São Paulo
Titulação: Doutor em Educação
Citação: AZEVEDO,Denilson Santos de.Melhoramento do homem, do animal e da semente. O Projeto Político Pedagógico da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (1920-1948): Organização e Funcionamento. 2005. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sao Paulo. Sao Paulo. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23655
Data do documento: 19-Mai-2005
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