Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/23016
Tipo: Artigo
Título: Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
Autor(es): Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Costa, Glauce Dias da
Mendonça, Erica Toledo de
Abstract: Avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
To evaluate portfolios as a teaching, learning and assessment method within an educational process centered on cognitive and metacognitive skills, with the aim of enabling learning in which students act autonomously, responsibly, critically and creatively.It was a qualitative study. Data were gathered through the techniques of document analysis (26 portfolios) and a focus group. The skills developed by the students during portfolio construction were classified on the basis of cognitive and metacognitive processes.Portfolio construction enabled development of comprehensive, critical and creative thinking among students, through a dynamic, critical and reflective educational process.Portfolios formed an innovative teaching, learning and assessment method that enhanced cognitive and metacognitive skills.
Palavras-chave: Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
Teaching materials
Teaching
Competency- based education
Portfolio
Public health
Editor: Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016
Data do documento: Jul-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo127,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.