Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21165
Tipo: Artigo
Título: Uso de recursos tecnológicos em sala de aula e aulas de laboratório: uma percepção dos estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Costa, Arthur Barretto de Almeida
Ventura, Daniel Rodrigues
Guimarães, Ana Carolina Ferreira Godin
Costa, Leonardo Martins
Abstract: No presente trabalho, apresentamos as respostas de 480 alunos de uma escola de ensino médio de referência (o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), dadas em um questionário de múltipla escolha, avaliando a importância das práticas educacionais alternativas adotadas pela escola. Estas consistem em: aulas de laboratório três vezes por semana; uso recorrente de data show; uso de vídeos durante as aulas. A maioria dos estudantes considerou positivas as práticas: apenas quatro por cento dos alunos afirmaram que as aulas laboratoriais de física e de química não são positivas para o aumento de seu conhecimento. Além disso, os alunos consideraram a disciplina de física como a mais propícia para o uso de simulações por computador; e a de história como as mais adequadas para se fazer uso de vídeos. Apenas 34% desaprovaram o data show. Portanto, os alunos consideram boas as práticas adotadas no CAp/UFV.
In this work, we show the answers of 480 students from a high school of reference (The Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa) to a multiple choice test, evaluating the importance of the alternative educational practices adopted in the school. They are: laboratory classes three times a week; frequently use of data show; use of video during classes. The majority of the students considerate that those practices are positive: only 4% of the students affirmed that the laboratorial classes of physics and chemistry are not positive to their knowledge. Nevertheless, the students evaluated that physics is the best discipline to the use of computer simulations; and that history is the best which in videos can be used. Only 34% disapproved data show. So, the students evaluated well the practices adopted in CAp/UFV.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Recursos no ensino
Métodos e técnicas de ensino
Editor: Revista Ponto de Vista
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.coluni.ufv.br/revista/?page_id=127
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21165
Data do documento: Jan-2011
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo471,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.