Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/21146
Tipo: Artigo
Título: Efeitos da baixa temperatura no crescimento e nos teores de açúcares solúveis e de Prolina em dois cultivares de feijão
Autor(es): Siebeneichler, Susana Cristine
Sant'ana, Renato
Martinez, Carlos Alberto
Mosquim, Paulo Roberto
Cambraia, José
Chagas, José Mauro
Abstract: Com a finalidade de avaliar algumas alterações morfológicas e nos teores de açúcares e prolina, associadas a tolerância das plantas de feijão ao 1310, dois cultivares, um mais sensível (cv. Milionário 1732) e um mais tolerante (cv. Vermelho 2157), foram submetidos a estresse térmico noturno de 5ºC, por 12 horas, durante sete dias, no estádio de primeira folha trifoliolada (V3 ), terceira folha trifoliolada (V4), florescimento (R6) e enchimento de vagens (R8). Observou-se que o estresse por lhe causa espessamento da lâmina foliar e redução de crescimento das plantas dos dois cultivares, principalmente nos estádios vegetativos. Nes estádios reprodutivos, cv. Milionário 1732 apresentou-se mais sensível ao frio, com base na massa seca de frutos. O incremento no teor de açúcares não- redatores foi maior no cv. Vermelho 2157, continuando sua maior tolerância ao frio. Neste experimento, o aumento no teor de prolina não foi um indicador confiável de resistência da planta ao frio.
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris
Estresse por frio
Crescimento da planta
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2617
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21146
Data do documento: Set-2000
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo882,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.