Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20807
Tipo: Artigo
Título: Aspectos químicos e mineralógicos dos fácies de alteração de um corpo anfibolítico da região de Viçosa, MG
Autor(es): Gomes, Marco Antônio Ferreira
Pinto, Onofre Cristo Brumano
Abstract: O presente trabalha foi realizado com material, decomposto e não decomposta, proveniente de antibolitos de um ponto localizada no Bairro Santo Antônio, em Viçosa, MG, no lado leste da BR 120, a 300 metros do trevo. As investigações consistiram na caracterização química e mineralógica do material mostrado, com média de duas repetições por dado obtida. O método de trabalho consistiu, inicialmente, na coleta de amostras de rocha inalterada e de seus resíduos (fácies ou saprolitos), obedecendo aos aspectos de cor, textura, estrutura, consistência, densidade e porosidade para diferenciá-los. A parte química consistiu na análise quantitativa de 13 elementos, os mais comuns no tipo de rocha em estudo. No aspecto mineralógico, procedeu-se à análise: dos minerais primários, através de microscopia de luz transmitida e difração de, raios X. Os minerais secundárias foram submetidos a difração de raios X, lapa binocular e magnata. Os dados químicos e mineralógicos permitiram estabelecer uma relação entre peridas e ganhos de elementos químicos e formação de minerais de argila, com influência do tipo de estrutura da rocha matriz, regime de precipitação local, espessura do manto de cobertura das rochas encaixantes e: nível de porosidade do material alterado. Diante dos dados levantados e discutidos, a menor perda de Si, Ca, Mg e K, aliada a menor ganho relativo de Fe, Al, Mn, Ti e Ni, nos estádios iniciais de alteração (sa1 e início do sa2), está diretamente relacionada com a presença de minerais argilosos do tipo 2: l.. Consequentemente, a maior perda dos primeiros elementos, aliada ao maior ganho dos últimos (fim do estádio de 332 e no sole), está diretamente relacionada mm a presença de minerais argilosos do tipo 111 e óxidos. A estrutura maciça da rocha anfibolítica, a espessura significativa do manto de cobertura das rochas encaixantes e: a microporosidade dominante no material alterado tiveram participação decisiva na gênese dos minerais do tipo 2.11, por terem atuado como obstáculo à liberação rápida de sílica e bases.
Mineralogical avolution heads to the formation m amam m me mumu sl.-agr: wu weatharing of magic-silicates. As the weathering procms evelvc, the advanwd stages ahow a presence of caeHnita and nascidas. This condition is fortífied by chemical egolution, with partia] .rçteptiqn of. Si, Na, Ca, Mg, and K in the initial stage of weathering and loss in advanced Stagas. This behavior is due to the compact of massive structure of the amphibolític rock and the thick alteration mantle resulting from the decomposition af the host or interlocking rocks. The ebemical and mineralogia! behavior during weathering of amphibelitic rock, which was studied at the site of its occurrence is typical of the alteration process called ferralitization or Iaterization.
Palavras-chave: Aspectos químicos e mineralógicos
Corpo anfibolítico
Viçosa-MG
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2121
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20807
Data do documento: Jan-1991
Aparece nas coleções:Solos - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo525,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.