Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20645
Tipo: Artigo
Título: Levantamento dendrológico da Bacia do Rio São Bartolomeu, Viçosa - MG
Autor(es): Santos, Edinilson dos
Marangon, Luiz Carlos
Ramalho, Roberto da Silva
Abstract: Com o objetivo de aumentar os conhecimentos a respeito de espécies florestais que ocorrem na região delimitada pela bacia do rio São Bartolomeu, Viçosa-MG, foi desenvolvido um trabalho de coleta de dados dendrológicos e amostras botânicas pelo Setor de Dendrologia do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Foram feitas no campo anotações referentes ao nome vulgar de cada uma das espécies coletadas (Dalbergia nigra, Nectandra rigida, Piptocarpha macropoda, Schinus terebinthifolíus , e Vernonia difusa); dimensões aproximadas da árvore; características gerais do tronco, casca externa, copa, ramos, folhas, flores e, ou, frutos, e outras informações particulares à cada espécie, julgadas de interesse. As amostras botânicas foram herborizadas, fotografadas, e, em seguida, procedeu-se a uma descrição complementar às informações obtidas no campo, respeitando a nomenclatura botânica. Os exemplares foram incorporados à coleção de exsicatas do Setor de Dendrologia do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Com base nas observações de campo durante a coleta de dados, pôde-se constatar que apesar da crescente exploração porque passam as áreas florestadas da bacia do rio São Bartolomeu, há ainda número elevado de espécies arbóreas nessas matas. Levando-se em conta esse fato, deduz-se que certamente diversas dessas espécies poderão ser aproveitadas, tanto economicamente como com fins de preservação ambiental, incluindo as cinco espécies aqui descritas. No âmbito científico, as informações contidas neste estudo servirão para o aprofundamento dos conhecimentos da composição florística de Viçosa e região. O conhecimento das espécies arbóreas que ocorrem hoje na bacia do rio São Bartolomeu, comparado com listas de espécies que serão catalogadas em levantamentos futuros, indicará o grau de alteração provocada pela ação humana ao longo do tempo na região. Projetos de recuperação de florestas que cobrem as nascentes e margens dos córregos e rios, que formam a bacia em estudo, poderão utilizar-se das informações aqui obtidas para que sejam elaborados com maiores chances de êxito.
Aiming to increase the knowledge on forest species from the São Bartolomeu River basin region in Viçosa, Minas Gerais, Brazil, a collection of dendrological data and botanic samples was made by the Dendrology Section of the Departament of Forestry of the Universidade Federal de Viçosa. For each one of the collected species (Dalbergia nigra, Nectandra rigida, Piptocarpha macropoda, Schinus terebinthifolius and Vernonía dijfusa), references were made as to popular name, general stem characteristics, outside bark, exuded matter, crown, branches, flowers and/or fruits and other relevant data.
Palavras-chave: Levantamento dendrológico
Bacia do Rio São Bartolomeu
Viçosa - MG
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/2493
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20645
Data do documento: Jul-1997
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.