Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20157
Tipo: Artigo
Título: Percepção e respostas gerenciais ao risco: um estudo sobre os produtores de leite do programa de desenvolvimento da pecuária leiteira da região de Viçosa – MG
Autor(es): Vale, Sônia Maria Leite Ribeiro do
Pereira, Vanessa da Fonseca
Sant’Anna, Júlio César Oliveira
Lima Neto, Antônio Carlos
Abstract: O setor agropecuário apresenta características peculiares, universais e desfavoráveis, as quais tornam seus participantes mais sujeitos aos riscos e aumentam a complexidade da tomada de decisão. Apesar disso, há pouco conhecimento acerca da percepção dos próprios produtores rurais em relação ao risco de sua atividade. Com base em uma pesquisa realizada na Zona da Mata de Minas Gerais, este trabalho apresenta a visão de um grupo de produtores de leite em relação ao risco a que estão expostos e, também, descreve as ferramentas utilizadas por eles como respostas gerenciais a essa exposição. Inicialmente, os produtores responderam sobre a importância das várias fontes de risco do seu negócio e, em seguida, citaram os métodos utilizados para gerenciar essas fontes. Os resultados apontam a ausência de gestão formal do risco, a qual tem sido compensada, até então, pela experiência dos produtores e pelo conseqüente conhecimento do mercado.
Palavras-chave: Risco agropecuário
Gestão
Informação
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/105
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20157
Data do documento: 12-Fev-2007
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo96,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.