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Tipo: Artigo
Título: Avaliação sensorial de requeijão cremoso de diferentes marcas comerciais
Autor(es): Passos, Flávia Regina
Araújo, Welker Denner Bernardes
Ribeiro, Lorena
Teodoro, Rhana Amanda Ribeiro
Fernandes, egiane Victória de Barros
Mendes, Fabrícia Queiroz
Abstract: O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido originalmente brasileiro, fabricado em todo território nacional e é um dos principais tipos de queijos produzido e consumido no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente cinco marcas comerciais de requeijão cremoso. As amostras de requeijão foram codificadas com as letras A, B, C, D e E e submetidas à análise sensorial por uma equipe de 54 provadores não treinados de ambos os sexos. Os atributos aparência, cor, consistência, sabor e impressão global foram avaliados através da escala hedônica de 9 pontos. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), seguida pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de significância. O requeijão da marca C obteve menores médias, diferindo estatisticamente (p<0,05) em todos os atributos das demais amostras. Em relação à influência do sexo, a amostra C foi a menos aceita pelo público feminino. Para o público masculino, a amostra C também foi menos aceita, porém não houve diferença significativa (p>0,05) com todas as amostras analisadas em relação à cor, com as amostras B e C em relação à aparência, sabor e impressão global, e consistência entre as amostras B, C e D.
Cream cheese is a type of originally brazilian cheese, manufactured throughout the country and is one of the main types of cheeses produced and consumed in Brazil. The objective of this study was to evaluate sensorially five commercial brands of cream cheese. The curd samples were coded with letters A, B, C, D and E and submitted to sensory analysis by a team of 54 untrained tasters of both sexes. The attributes appearance, color, consistency, taste and overall impression were evaluated through the hedonic scale of 9 points. The results were submitted to Analysis of Variance (ANOVA), followed by the Tukey test, at the 5% level of significance. The C brand curd had lower mean values, differing statistically (p <0.05) in all attributes of the other samples. Regarding the influence of gender, sample C was the least accepted by the female audience. For the male audience, sample C was also less accepted, but there was no significant difference (p> 0.05) with all samples analyzed in relation to color, with samples B and C in relation to appearance, taste and overall impression, and consistency between samples B, C and D.
Palavras-chave: Queijo fundido
Análise sensorial
Influência do sexo
Editor: The Journal of Engineering and Exact Sciences
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0769-0773
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20131
Data do documento: 20-Set-2017
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