Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/20053
Tipo: Artigo
Título: Análise do desempenho das exportações brasileiras de carne bovina: uma aplicação do método Constant-Market-Share, 1995-2003
Autor(es): Carvalho, Fátima Marília Andrade de
Machado, Lenilma Vera Nunes
Amin, Mário Miguel
Santana, Antônio Cordeiro de
Abstract: Este trabalho analisa o desempenho das exportações brasileiras de carne bovina, no período de 1995 a 2003. Mostra que o incremento significativo das exportações tornou o país o maior exportador do produto, de forma que se procura identificar os fatores que contribuíram para esse crescimento. Verifica-se o comportamento das exportações brasileiras de carne bovina in natura. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação do modelo Constant-Market-Share para decompor as fontes de crescimento das exportações nos efeitos crescimento do comércio mundial, composição da pauta, destino das exportações e competitividade. O efeito composição da pauta não pôde ser estimado, uma vez que o modelo foi aplicado apenas a um produto. Os resultados mostram que os efeitos competitividade e estruturais impulsionaram as exportações brasileiras. Conclui-se que o Brasil aumentou a sua parcela de participação no mercado mundial graças a um conjunto de fatores que possibilitou o aumento das suas vendas por meio da conquista de novos mercados.
Palavras-chave: Carne bovina - Brasil
Exportações
Constant-Market-Share
Editor: Revista de Economia e Agronegócio
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://revistarea.ufv.br/index.php/rea/article/view/80
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20053
Data do documento: Out-2006
Aparece nas coleções:Economia Rural - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo63,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.