Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/19941
Tipo: Tese
Título: As noções de conhecimento útil e sua relação com a formação da autonomia de Emílio : um estudo sobre o projeto pedagógico de Rousseau
The notions of useful knowledge and their relationship with the formation of Emile’s autonomy: a study on the pedagogical project of Rousseau
Autor(es): Vieira, Terezinha Duarte
Abstract: Propõe-se, nesta investigação de natureza bibliográfica, uma leitura da obra Emílio, de Rousseau. Trata-se de examinar a relação entre os princípios educativos da autonomia e da sociabilidade na concepção de educação de Rousseau e as duas noções de conhecimentos úteis - as coisas e a prática das virtudes. Na aprendizagem, tais noções consistem em objetos de conhecimentos úteis para o educando desenvolver sua autonomia e a sua sociabilidade e, por conseguinte, harmonizar na sua formação a ordem moral e a ordem natural. A concepção de educação do filósofo se constitui como uma crítica ao ensino moral da educação convencional, cuja aprendizagem acontecia por meio da imposição de regras de condutas e pelas representações da realidade. Essa educação moral forma o homem civil que em sociedade vive em contradição: não sabe se age conforme suas inclinações naturais ou de acordo com os deveres exigidos no meio social. O ponto-chave da pesquisa é demonstrar que os objetos de conhecimento (os objetos físicos e a prática do bem) são instrumentos úteis na aprendizagem de Emílio para desenvolver a sua autonomia e a sua sociabilidade. É por meio da educação e da interferência do educador que esses dois princípios (autonomia e sociabilidade) são desenvolvidos e vinculados na formação do discípulo. Assim é possível formar o “homem raro”, que é o selvagem que vive em sociedade, justamente porque conserva sua liberdade e desenvolve sua consciência moral. A lição que Rousseau ensina e a de pensar o contexto do ensino verdadeiro (no sentido real), conciliado com a natureza humana e com a construção de uma educação para a autonomia e para a sociabilidade.
This bibliographical investigation offers a reading of Rousseauºs Emile. The research examines the relationship between the educational principles of autonomy and sociability in Rousseauºs thought and the two ideas of useful knowledge - the things and the practice of virtues. In relation to learning, these ideas consist in objects of knowledge that are useful for learners to develop their autonomy and their sociability and, consequently, to harmonize, in their formations, the moral and the natural orders. The philosopherºs concept of education constitutes itself as a criticism to the moral teaching of conventional education, in which learning happened by the imposing of rules of conduct and by the representations of reality. This moral education forms the civic man who, in society, lives in contradiction: he does not know if he acts according to his natural inclinations, or according to the duties demanded in the social context. This research aims at demonstrating that the objects of knowledge (the physical objects and the practice of good) are useful instruments in Emileºs learning for developing his autonomy and his sociability. It is through education and the interference of the educator that these two principles (autonomy and sociability) are developed and associated in the formation of the leamer. Thus, a “rare man” can be formed, a savage that lives in society, precisely because he preserves his freedom and develops his moral consciousness. Therefore, Rousseau proposes thinking about the context of true learning (in the real sense) reconciled with human nature and with the construction of an education directed towards autonomy and sociability.
Palavras-chave: Rousseau, Jean Jacques, 1712-1778
Educação
Conhecimento útil
Autonomia
Sociabilidade
Virtude
Silveira, Renê José Trentin, 1963-
CNPq: Ciências Humanas
Editor: Universidade Estadual de Campinas
Titulação: Doutor em Educação
Citação: VIEIRA, Terezinha Duarte. As noções de conhecimento útil e sua relação com a formação da autonomia de Emílio : um estudo sobre o projeto pedagógico de Rousseau. 2017. 161f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19941
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações - Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf
  Restricted Access
texto completo1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir ACESSO RESTRITO


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.