Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18643
Tipo: Artigo
Título: Modelo de planejamento estratégico baseado em diretrizes do Cerne: Um Estudo de Caso no CENTEV/UFV
Autor(es): Longhini, Tatielle Menolli
Faria, Lucas
Faria, Adriana Ferreira
Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros
Reyes, Stephanie Torres
Abstract: Para o desenvolvimento de um negócio, a estruturação do planejamento estratégico contribui para a sua sobrevivência. Nas empresas de base tecnológica (EBTs), localizadas em incubadoras, o planejamento estratégico é mais complexo do que em empreendimentos tradicionais. No Brasil, implementou-se o Centro de Referência para apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), que é um manual de boas práticas com contribuição de incubadoras de todo o país. Por esse ângulo, tem-se como objeto desta pesquisa propor um modelo de planejamento estratégico baseado nas diretrizes do CERNE, mais especificamente o CERNE 1 voltado para os empreendimentos, por meio de um estudo de caso na incubadora Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa CENTEV/UFV. Para propor esse modelo de planejamento, foi realizado um levantamento de informações provenientes dos documentos-padrões do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial, e do Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS), Plano de Negócios e relatório de desempenho financeiro. Estes documentos-padrão são solicitados pela incubadora para que se insiram, nos diferentes estágios progressivos de incubação. Para analisar os requisitos à proposta de modelo, planejamento estratégico, aplicou-se a metodologia de pesquisa-ação, de modo que as informações foram levantadas por pesquisa documental. De acordo com os documentos analisados, verifica-se que o modelo proposto nesta pesquisa encontra-se alinhado às práticas da incubadora da UFV. Pesquisas futuras podem tentar aplicar o modelo proposto em outras incubadoras brasileiras que implementam o sistema de gestão e boas práticas do CERNE para elaboração de planejamento estratégico.
Developing a strategic planning contribute to guarantee the survival of the enterprise. Product development management extrapolates traditional strategic planning in Technology-Based Companies (TBCs) located in incubators. In Brazil, Centro de Referência para apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) was implemented as a manual of good practices in Business Incubators Management in the whole country. Thus, the central aim of this study is to propose a model of strategic planning based on the guidelines of CERNE, specifically in the CERNE1, which is focused on enterprises using a case study of Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV/UFV). The proposed model focuses on three main standard documents: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Comercial, e do Impacto Ambiental e Social (EVTECIAS), Business Plan and report financial performance. These standard documents are requested by the incubator to participate through a series of incubation stages. This study used an action research methodology and a documentary research to analyze the data collected for structuring the proposal. This paper argues that the proposed model is aligned to the practices of the CENTEV/UFV Technology Incubator. Future research can potentially use the model in other Brazilian incubators that implement a document management system and good practices of CERNE for developing a strategic planning.
Palavras-chave: Incubadoras
Empresas de Base Tecnológica
CERNE
Planejamento Estratégico
Editor: Revista FSA Periódico do Centro Universitário Santo Agostinho
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.6
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18643
Data do documento: 19-Mai-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfartigo317,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.