Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18487
Tipo: Artigo
Título: Práticas pedagógicas: interações, desafios e possibilidades no cotidiano de uma Escola Família Agrícola
Autor(es): Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
Sousa, Andrêssa Paula Fadini de
Rodrigues, João Assis
Abstract: Este artigo apresenta análise das práticas pedagógicas estruturadas pelos Monitores/as que trabalham com o Ensino Médio/Técnico de uma Escola Família Agrícola (EFA), tendo como objetivo evidenciar, através das percepções destes sujeitos sobre suas práticas, desafios e confrontos vivenciados no cotidiano dos espaços de aula, cujo projeto educativo alicerça-se na Formação em Alternância, com princípios pedagógicos/metodológicos diferenciados. De cunho qualitativo, a contribuição desta análise oportunizará aos Monitores/as retomada de reflexão sobre suas práticas, sem pretensão de impor, mas de problematizar, qualificando cada vez mais o processo de elaboração e reelaboração de conhecimentos à luz do projeto educativo da alternância. Sob a orientação de autores atentos ao debate sobre Educação do Campo e Formação em Alternância, percebemos que muitos são os fatores que interferem no fazer pedagógico, onde os Monitores/as reconhecem no contexto educativo a inserção de aspectos políticos, sociais, culturais, religiosos, econômicos e a influência destes na organização das práticas pedagógicas. Provocam desafios e suscitam novas possibilidades a serem trilhadas para a consolidação das práticas, cujas exigências reveladas têm como indicativo estabelecer uma aprendizagem que, de fato, se torne significativa e emancipatória para os sujeitos que dela se apropriam.
This article presents analysis of pedagogical practices structured by monitors / those working with high school / technical a Family Farm School (EFA), aiming to show, through the perceptions of these subjects about their practices, challenges and experienced clashes in routine of classroom spaces, whose educational project is founded on Training in Alternation with teaching / different methodological principles. Qualitative nature, the contribution of this analysis will provide to the Monitor / the resumption of reflection on their practices, without pretension to impose, but to problematize, describing increasingly the process of elaboration and re-elaboration of knowledge in the light of the educational project of alternation. Under the guidance of authors aware of the debate on Education Course and Training in Alternation, we realize that there are many factors that interfere with pedagogical where monitors/recognize them in an educational context the inclusion of political, social, cultural, religious, economic and their influence in the organization of pedagogical practices. Cause challenges and raise new possibilities to be threshed to the consolidation of practices, whose requirements have revealed as indicative establish a fact that learning becomes meaningful and emancipatory for the subjects that it was appropriated.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Formação em Alternância
Confrontos e Desafios
Editor: Revista Brasileira de Educação do Campo
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18487
Data do documento: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo523,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.