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Tipo: Artigo
Título: Aprendendo administração em laboratório: desafios e frustrações de uma experiência
Autor(es): Santos, Jorge Alberto dos
Martins, Simone
Abstract: O objetivo deste artigo é relatar a experiência de concepção e implantação de um projeto que aqui chamaremos de Laboratório de Práticas Organizacionais (LPO) no Departamento de Administração e Contabilidade de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Nós, os professores idealizadores do projeto, o definimos como um espaço físico e conceitual holístico para a aprendizagem e treinamento de princípios e práticas administrativas e gerenciais nos três níveis de uma organização: operacional, tático e estratégico. Apoiamos nosso projeto na visão construtivista de aprendizado e no desenvolvimento de pesquisas que mostram a necessidade de repensar epistemologicamente o ensino-aprendizagem em administração, tais como os resultados surgidos da pesquisa do ETL Project (Enhancing Teaching-Learning Environments in Undergraduate Courses), (HOUNSELL e ENTWISTLE, 2005). Consideramos que o projeto enfrentou diversos desafios e que alguns de nossos sonhos foram ofuscados, tornando-se frustrações. A principal conclusão de nosso trabalho é que há espaço na Universidade para inovações do tipo que propusemos, desde que estejamos dispostos a enfrentar os desafios e as frustrações inerentes a iniciativas não convencionais de ensino-aprendizagem.
In this paper, we describe and reflect on the experience of the authors in setting up a new model of learning environment in management education in a Brazilian University. The learning environment would allow students to practise management skills in a setting called Management Practice Laboratory (MPL). The MPL environment was conceived as a physical and conceptual space where students could learn and practise the principles and techniques of working in organisations in their three levels: operational, tactical, and strategic. The foundations of our project come from the social constructivist perspective on learning, experiential learning literature, and research studies (HOUNSELL e ENTWISTLE, 2005) that call for a new epistemological ground in learning. Despite the challenges and frustrations, we conclude that once one shows courage to overcome the challenges and frustrations, there is room for innovation in the way one teaches and learns about management in Universities.
Palavras-chave: Ensino de administração
Aprendizagem experiencial
Aprender fazendo
Editor: Revista Gestão Universitária na América Latina
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p287
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18288
Data do documento: 17-Out-2012
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