Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18226
Tipo: Artigo
Título: Qualidade de vida no trabalho: um enfoque no profissional de Secretariado Executivo de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Autor(es): Oliveira, Pablo Pedrosa Teixeira de
Minetti, Luciano José
Oliveira, Luciana Nunes de
Abstract: Tendo em vista as grandes mudanças geradas pela globalização, as empresas chegaram à conclusão de que os trabalhadores são seus maiores bens. Desta maneira, começaram a pensar e estudar formas de melhorar seu desempenho, levando em consideração que estes passam a maior parte de suas vidas no trabalho. Surgiram assim os primeiros estudos sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, tema central desta pesquisa, que enfocou este aspecto nos secretários executivos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Recorreu-se à literatura pertinente para se fundamentar as questões teóricas e, logo em seguida, foram aplicados questionários aos profissionais de secretariado executivo da Universidade Federal de Itajubá, abordando os aspectos ergonomia, ambiente de trabalho, saúde e sistema de trabalho, além de detalhes do mobiliário utilizado pelos profissionais. Os dados foram tabulados e chegou-se à conclusão de que os secretários executivos que participaram estão satisfeitos com a QVT que possuem. Ainda assim, a maioria afirmou não ter tido informações sobre como evitar doenças ocupacionais que poderiam ser geradas pelo uso prolongado do computador, pelo apoio inadequado dos pés e mãos ou pela maneira errada de se posicionar na cadeira, fatos percebidos durante a pesquisa. Desta forma, recomenda-se que a Unifei instrua os seus funcionários, de maneira geral, sobre ergonomia e como prevenir o surgimento de LER/DORT.
Due to the large changes caused by globalization, companies have realized that employees are their most important asset. Therefore, those companies started to think about ways to improve the employees performance, once they spend most of their time at work. This led to the first studies on Quality of Life at Work, the central theme of this research, which focused on this aspect of executive assistants’ work in a Public University. The researcher made use of relevant literature to substantiate the theoretical part, and right after applied questionnaires to executive assistants of Universidade Federal de Itajubá - Unifei. The questionnaires addressed ergonomics, working environment, health and work system, as well as details of the furniture used by the employees. Data were tabulated and the researcher came to the conclusion that the executive assistants who answered the questionnaires were satisfied with their QLW. Still, most of them reported the absence of information about the prevention of occupational diseases that could be generated by continued use of the computer, inadequate support for feet and hands or wrong sitting posture – facts identified in this study. Thus, it is recommended that Unifei educates its employees about ergonomics and prevention of Repetitive Strain Injuries – RSI – and Work Related Musculoskeletal Disorders – WRMD.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Ergonomia
Secretariado Executivo
Editor: Revista de Gestão e Secretariado
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/132
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18226
Data do documento: 31-Out-2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo359,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.