Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/18007
Tipo: Artigo
Título: O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
Autor(es): Medeiros, Luciana de Carvalho
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava-se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.
This paper presents the results of a teaching experiment carried out in a peripheral high school class in Viçosa-MG. It is important to get new strategies to urge students to read more and seek more information, since we noted little inquiries after composition classes and little progress by them on getting information, even on explicit texts or exposed through paraphrasing. Newspaper was chosen as a teaching tool because it is a support that embraces several textual genders and presents information on contemporary issues. From readings, debates and critical analysis of journalistic information it was possible to discuss ideologies of media discourse. Thus, this work invites the teaching community as well as society in general to ponder over the insertion of communication tools in school as an addition to the limitation of texts from textbooks intervening in the classroom routine.
Este trabajo presenta los resultados de un experimento llevado a cabo la enseñanza en una clase de la escuela secundaria a las escuelas periféricas de Viçosa-MG. Se convirtió en importante repensar nuevas estrategias para atraer a los estudiantes a leer más y buscar más información, ya que hemos observado poco informativo de los estudiantes en las salas de redacción y poco ingenio de los estudiantes en la captura de información, incluso en la superficie textual explícita o expuesta a través de paráfrasis. El periódico fue elegida como una herramienta de enseñanza, ya que es un soporte que se extiende por varios géneros y presenta información sobre temas de actualidad. A partir de lecturas, debates y análisis crítico de la información periodística, fue posible trabajar ideologías del discurso mediático. Esta obra invita a la comunidad educativa ya la sociedad en general, para reflexionar sobre la integración de las herramientas de comunicación en la escuela como una adición a la limitación de los textos del libro de texto, que interviene en la rutina de la clase.
Palavras-chave: Ideologias
Jornal impresso
Leitor crítico
Editor: Revista ELO - Diálogos em Extensão
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.21284/elo.v2i1.16
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18007
Data do documento: Jul-2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo132,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.