Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17764
Tipo: Artigo
Título: Estratégias imobiliárias e a construção do “mito” do pai dos pobres na produção dos bairros periféricos de Amoras e Nova Viçosa (1970-1990)
Autor(es): Coelho, Dayana Debossan
Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus
Abstract: Este trabalho discute as formas de segregação urbana a partir do nascimento de Amoras e Nova Viçosa, dois bairros populares localizados na periferia de Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo principal identificar o papel dos sujeitos responsáveis pelo nascimento destes bairros, os problemas enfrentados pelos moradores durante o processo de constituição e as formas de apropriação capitalista do solo. É nosso intuito discutir o papel da propaganda e as práticas clientelistas empregadas pelos agentes imobiliários para viabilizar os seus empreendimentos. A história de Amoras e Nova Viçosa demonstra como os atores locais (re) significaram as estratégias de capitalização adotadas em outras escalas geográficas. O personagem de Antônio Chequer exemplifica estas práticas de capitalização do mercado de terras, ao se notabilizar como maior empresário da construção civil de Viçosa (MG). Além disso, seu exemplo demonstra o empoderamento político que foi criado pela imagem propagandeada pela imprensa e legitimada nas várias campanhas eleitorais. Carregando a bandeira em prol dos menos favorecidos, “dos marginalizados” e oprimidos, as imagens de Chequer esconderam os benefícios e privilégios conquistados por ele durante a sua trajetória de vida. Neste aspecto omitem os seus interesses de lucro projetados nesses novos espaços periféricos.
This paper argue the forms of urban segregation from birth of Amoras and Nova Viçosa, two popular neighborhoods located in the periphery of Viçosa, Minas Gerais. Research had as main objective identify the role of responsible subjects for the birth of these neighborhoods, the problems faced by residents during the process of constitution and the forms of capitalist appropriation of the soil. We aim to discuss the role of advertising and the clientelistic practices employed by real estate agents to facilitate their endeavors. The history of Amoras e Nova Viçosa demonstrates how local actors (re) meant capitalization strategies adopted in other geographical scales. The character of Antonio Chequer exemplifies these practices of capitalization of land market, to become known as the largest construction businessman of Viçosa (MG). In addition, your example demonstrates the political empowerment that has been created by the propagandized image in the media and legitimized in several election campaigns. Carrying the flag on behalf of the less fortunate, "marginalized" and oppressed, Chequer images hid the benefits and privileges earned by him during their life course. In this respect omit their profit interests in these new peripherals designed spaces.
Palavras-chave: Periferia
Propaganda
Agentes imobiliários
Editor: Raega - O Espaço Geográfico em Análise
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v33i0.36328
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17764
Data do documento: 6-Fev-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo888,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.