Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17631
Tipo: Artigo
Título: Formação pedagógica em cursos de licenciatura: Um estudo de caso
Autor(es): Silva, Mardem Michael Ferreira da
Costa, Mayra Cristina da Silva
Almeida, Camila Lopes
Silva, Dienny Sthefany da
Lobato, Pamela Carvalho
Resende, Helder Canto
Abstract: Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula.
In preparation for the exercise of teaching, in an initial training course for teachers is an essential component. However, it is observed that historically, this training is almost left out in relation to training for the Disciplinary Area. Understanding the importance of training for tea- ching and knowing its limitations in the current settings for the degree courses, this study aimed to understand the ways of the pedagogical teacher training in the course of Biological Sciences of the Forestal campus of Federal University of Viçosa. In addition to the analysis of the Pedagogical Project course and the curriculum, an investigation was made through the use of questionnaires to the graduates of the course. The results showed that the preparation for teaching is not the only focus of the course, as appointed formally as a teaching degree, and is considered to have an insufficient pedagogical formation aspect to ensure solid formation.
Palavras-chave: Formação de professores
Formação Pedagógica
Licenciatura
Editor: Educaçao
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644423373
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17631
Data do documento: 28-Set-2016
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo486,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.