Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/17559
Tipo: Artigo
Título: Testes para verificar a igualdade de parâmetros e a identidade de modelos de regressão não-linear em dados de experimento com delineamento em blocos casualizados
Autor(es): Regazzi, Adair José
Silva, Carlos Henrique Osório
Abstract: Considerou-se o ajustamento de equações de regressão não-linear e o teste da razão de verossimilhança, com aproximações pelas estatísticas qui-quadrado e F, para testar as hipóteses de igualdade de qualquer subconjunto de parâmetros e de identidade dos modelos para dados com repetições provenientes de experimento com delineamento em blocos completos casualizados. Concluiu-se que as duas aproximações podem ser utilizadas, mas a aproximação pela estatística F deve ser preferida, principalmente para pequenas amostras.
We considered the adjustments of a set of nonlinear regression equations and the likelihood ratio test with approximations given by the χ2 and also by the F statistics, in order to test model identity and equality of any subset of parameters, using data with repetitions from a randomized complete block design. We concluded that both approximations can be used but the F should by preferred for small sample sizes.
Palavras-chave: Comparação de equações não-lineares
Razão de verossimilhança
Teste de hipótese
Editor: Revista Ceres
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2010000300005
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17559
Data do documento: Mar-2010
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo165,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.