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Tipo: Artigo
Título: O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
Autor(es): Cezar, Pedro Henrique Netto
Gomes, Andréia Patrícia
Siqueira-Batista, Rodrigo
Abstract: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam a valorização do papel das Humanidades na formação médica, visando ao estabelecimento de uma relação médico-paciente pautada no cuidado e no respeito ao outro. Para atingir tais objetivos, é necessário que o estudante tenha oportunidade de apreender os conceitos de bioética ao longo de sua graduação, de forma que estes funcionem como ferramentas teóricas para tomadas de decisão ligadas às questões morais que porventura ocorram em sua vida profissional. Entre as possíveis estratégias metodológicas que despontam para o ensino-aprendizagem em bioética, o cinema emerge como uma eficaz alternativa, porque recria, nas telas, situações bem próximas da realidade. Estas podem provocar emoções e pensamentos capazes de deflagrar uma reflexão sobre questões morais e permitir a formação de juízos, habituando o aprendiz a utilizar o arco prática-teoria-prática na resolução de seus problemas. Este artigo apresenta ponderações acerca do uso pedagógico do cinema para tratar questões ligadas à bioética nos cursos de graduação em Medicina.
The Brazilian National Curriculum Guidelines for Medical Schools highlight the important role of the humanities in medical training, aimed at establishing physician-patient relations based on care and respect for others. To achieve such objectives, students need the opportunity to learn bioethical concepts throughout their undergraduate medical training, in order for such concepts to serve as theoretical tools for decision-making on moral issues they will encounter in their professional careers. Among the possible strategies for teaching-learning in bioethics, cinema has emerged as an effective alternative because it recreates, on the screen, situations close to reality. These can spark emotions and thoughts capable of triggering reflection on moral issues and allow moral decisions, with students becoming used to the practice-theory-practice arc in problem-solving. This article presents thoughts on the pedagogical use of cinema to deal with issues related to bioethics during undergraduate medical education.
Palavras-chave: Educação Médica
Bioética
Cinema
Editor: Revista Brasileira de Educação Médica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022011000100013
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17037
Data do documento: 4-Ago-2010
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