Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/15952
Tipo: Artigo
Título: Efeito do conteúdo e da natureza da lignina residual na eficiência e na seletividade do branqueamento com ozônio
Autor(es): Colodette, Jorge Luiz
Maia, Elenice Pereira
Abstract: Neste estudo foram avaliados os efeitos do conteúdo e da natureza da lignina residual na eficiência e na seletividade do branqueamento com ozônio de polpa kraft convencional (kraft) e pré-deslignificada com oxigênio (kraft-O). Constatou-se que a eficiência do branqueamento com ozônio se eleva com o aumento do conteúdo de lignina residual da polpa. O tratamento com ozônio é mais seletivo para polpas kraft-O, mas para um mesmo tipo de polpa a seletividade de branqueamento com ozônio se eleva com o aumento de lignina residual. A eficiência do branqueamento com ozônio aumenta com o teor de lignina fenólica na polpa, entretanto a seletividade é negativamente afetada pela presença destas estruturas.
This study aimed to evaluate the effect of residual lignin content and nature on the efficiency and selectivity of ozone bleaching of conventional (kraft) and oxygen delignified (kraft-O) pulps. Ozone bleaching efficiency was found to be enhanced by increasing pulp residual lignin content. Ozone treatment is more selective for kraft-O pulps, but for a given type of pulp (kraft or kraft-O), ozone bleaching selectivity increases with increasing pulp lignin content. Ozone bleaching efficiency increases with increasing pulp lignin phenolic hydroxyl content whereas selectivity is negatively affected by these structures.
Palavras-chave: Branqueamento
Ozônio
Celulose
Lignina residual
Editor: Revista Árvore
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622003000200011
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15952
Data do documento: 19-Fev-2003
Aparece nas coleções:Engenharia Florestal - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15940.pdftexto completo437,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.