Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/15256
Tipo: Artigo
Título: Compatibilidade e efeito da mistura de isolados de rizobactérias na indução do enraizamento e crescimento de clones de eucalipto
Autor(es): Mafia, Reginaldo Gonçalves
Alfenas, Acelino Couto
Maffia, Luiz Antônio
Ferreira, Eraclides Maria
Siqueira, Leandro de
Abstract: Com vistas ao desenvolvimento de um produto biológico à base de rizobactérias promotoras do crescimento de plantas, este trabalho objetivou avaliar a compatibilidade e o efeito da mistura de isolados de rizobactérias pré-selecionados na indução do enraizamento e crescimento de clones de eucalipto. A compatibilidade entre os isolados de rizobactérias foi determinada por antibiograma nos meios de cultivo de Kado e Heskett e em meio B de King, enquanto o efeito da mistura de isolados foi avaliado por meio da aplicação dos isolados, individualmente ou em misturas, em substrato de enraizamento, empregando-se a mesma proporção de inóculo dos co-inoculantes. Em 64% das possíveis combinações entre dois isolados, não se constataram reações de incompatibilidade. Os isolados VC2 e CIIb foram os mais compatíveis. De forma geral, não se observou sinergia entre misturas de isolados compatíveis, assim como também não ocorreu, geralmente, redução na eficiência da mistura de isolados incompatíveis.
Isolates of rhizobacteria that induced both rooting and growth of eucalyptus clones were previously selected. To assist developing a biological product based on those isolates, the compatibility among them and the effect of mixture of isolates were evaluated. The compatibility among rhizobacteria isolates was assessed by antibiograms in both Kado & Heskett and King B culture media, whereas the effect of isolate mixtures was evaluated by applying the isolates, either alone or mixed but always in the same proportions, in rooting substrate. No antagonism between isolates was observed in 64% of the possible combinations of two isolates. Isolates VC2 and CIIb were the most compatible. In general, it was observed no synergistic interaction in mixture of compatible isolates, as well as no efficiency reduction in mixture of incompatible isolates.
Palavras-chave: Eucalyptus
PGPR
Biológico e sinergia
Editor: Revista Árvore
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000400008
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15256
Data do documento: 29-Mar-2007
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
08.pdftexto completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.