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Tipo: Artigo
Título: Estudo do potencial empreendedor dos acadêmicos do 7º período do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa
Autor(es): Lobato, Paulo Lanes
Carmo, Dilermando Duarte do
Abstract: O Profissional de Educação física vem enfrentando mudanças significativas no contexto do mundo do trabalho. Por isso conhecer e saber da importância do empreendedorismo assume um papel importante para esse novo profissional frente as exigências do mercado de trabalho. Assim, este estudo objetiva verificar o potencial empreendedor dos acadêmicos do 7º período de educação física da UFV e relacioná-los ao estudo feito por Daher (2004), verificando as alterações no potencial empreendedor. A amostra foi composta por 50 acadêmicos, na faixa etária de 20 a 28 anos. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário que avalia o potencial empreendedor do indivíduo. O tratamento estatístico utilizado foi a estatística descritiva como distribuição de freqüência, média e desvio-padrão. Os resultados indicaram que 78% dos respondentes apresentaram “potencial transitório” tendo sido inferior ao apresentado quando ingressaram no curso em 2004, que foi de 85%. Com a análise comparativa dos dados e a interpretação de suas variáveis, verifica-se a necessidade de melhoria na capacitação gerencial para lançarem-se no mundo dos negócios. Sugere-se que novos estudos sejam realizados buscando alternativas para melhorar a relação entre formação profissional e a realidade de atuação dos profissionais de educação física.
Human movement professionals are facing a series of changes in the real world work opportunities. The market exigencies show to be really relevant for these professionals to be an entrepreneur. The aim of this study was to verify the entrepreneur potential of human movement students, and establish relationship with Daher’s (2004) study, verifying possible changes in that potential. The sample comprised 50 fourth grade students aged between 20 and 28 years. Data collection was done using a specific questionnaire to evaluate individual entrepreneur potential applied twice throughout their graduate studies. To data analyses was used descriptive statistics as frequency, mean and standard deviation. Results showed 78% as ´transitory potential´. These results were lower than showed by these students in the first grade (85% were in the transitory potential classification). Comparative analyses of these results indicate needs of improvement in management area to start working in the business world. These results suggest new research to verify the relationship between professional education and ´real world´ work for human movement professionals.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Profissional educação física
Mercado trabalho
Potencial empreendedor
Editor: Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000200010&lang=pt
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15112
Data do documento: Nov-2009
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