Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/14870
Tipo: Artigo
Título: Níveis de energia digestível para suínos dos 30 aos 60 kg mantidos em ambiente de conforto térmico
Autor(es): Tavares, Sandra Lúcia da Silva
Donzele, Juarez Lopes
Oliveira, Rita Flávia Miranda de
Ferreira, Aloízio Soares
Abstract: Dois experimentos foram conduzidos para avaliar os efeitos de níveis de energia digestível (ED) sobre desempenho e composição de ganho de carcaça. Foram usados cinqüenta leitoas e 50 machos castrados, mestiços, dos 30 aos 60 kg PV mantidos em ambiente de termoneutralidade. O delineamento usado foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos (3100, 3250, 3400, 3550 e 3700 kcal ED/kg de dieta), cinco repetições e dois animais por unidade experimental. No experimento com leitoas, o nível de ED da ração não influenciou o ganho de peso diário, o consumo de ração e o consumo de proteína. A conversão alimentar melhorou e o consumo de ED aumentou, linearmente, em função dos níveis crescentes de ED da dieta. No experimento com machos castrados, o nível de ED da ração não influenciou o ganho de peso diário dos animais, enquanto o consumo de ração e proteína decresceu linearmente. A conversão alimentar melhorou linearmente e o consumo de ED não variou em função dos níveis crescentes de ED da dieta. O nível de ED da dieta não influenciou a taxa de deposição de proteína, mas a taxa de deposição de gordura aumentou quadraticamente para as leitoas e linearmente para os machos. Os melhores resultados de desempenho com machos castrados foram obtidos com o nível de 3582 kcal de ED e, no experimento com leitoas, o nível de 3700 kcal de ED/kg proporcionou os melhores resultados de conversão alimentar.
Two experiments were conducted to evaluate the effects of digestible energy (DE) levels on performance and carcass gain composition. Fifty crossbred gilts and 50 crossbred barrows, from 30 to 60 kg, maintained in a thermoneutral environment, were used. The experimental design was a randomized blocks with five treatments (3100, 3250, 3400, 3550, and 3700 kcal de DE/kg of diet), five replicates and two animals per experimental unit. In the experiment with gilts the DE level did not influence daily weight gain, feed intake and protein intake of animals. Feed:gain ratio and DE intake improved linearly on the increasing dietary DE levels. In the experiment with barrows, the DE level did not influence the daily weight gain, while the feed and protein intake linearly decreased. The feed:gain ratio linearly improved and the DE intake did not vary on the increasing dietary DE levels. The dietary DE levels did not influence the protein deposition rate, but the fat deposition rate increased in a quadratic way in the gilts and linearly for the barrows. The best performanceresults for barrows were obtained with the level of 3582 kcal DE, and for gilts, the best results of feed:gain ratio was obtained for 3700 kcal of DE/kg.
Palavras-chave: Nível de energia digestível
Leitoas
Machos castrados
Ambiente termoneutro
Desempenho
Composição de carcaça
Editor: Revista Brasileira de Zootecnia
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35981999000300019
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/14870
Data do documento: 20-Nov-1998
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a19v28n3.pdfTexto completo182,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.