Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13825
Tipo: Artigo
Título: Contribuições da empresa júnior para a formação profissional dos estudantes de Química e Engenharia Química da UFV
Autor(es): Cunha, Ailton Arantes
Souza, Vinícius Catão de Assis
Abstract: O perfil profissional na atualidade não é o mesmo do século passado, sendo necessária uma formação que estimule a tomada de decisões frente aos processos de mediação do conhecimento. Assim, para entender a influência da SINERGIA (Empresa Júnior de Química e Engenharia Química da UFV) na formação dos estudantes que cursam o bacharelado e a licenciatura, foram elaboradas questões para avaliar algumas habilidades. Para fins de amostragem, dividiram-se dois grupos contendo 25 graduandos, sendo um com membros da SINERGIA e o outro com estudantes que não participaram do movimento Empresa Júnior. Os dados apontaram que a SINERGIA é mais um espaço de formação que vai além do conhecimento técnico. Um profissional da Química ou da Engenharia que seja empreendedor está mais preparado para encarar os desafios de um mundo em constante mudança, seja na Escola ou na Indústria. Isso justifica a importância de se estimular o empreendedorismo como um dos eixos mobilizadores para os cursos de graduação.
Palavras-chave: Empresa Júnior
Empreendedorismo
Formação pessoal e profissional
Desenvolvimento de habilidades
(Inter)mediação do conhecimento
Editor: Revista de Engenharia Química e Química
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/26
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13825
Data do documento: 1-Jun-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26-167-1-PB.pdftexto completo371,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.