Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13802
Tipo: Artigo
Título: Viabilidade do uso do software Alceste na análise dos resumos disponíveis no banco de dados da Capes: Contribuições para a pesquisa sobre envelhecimento demográfico no Brasil
Autor(es): Fonseca, Estela Silva
Silva, Emília Pio da
Mafra, Simone Caldas Tavares
Freitas, Núbia Cristina de
Sampaio, Jacqueline Fonseca
Abstract: Dados divulgados pelo IBGE (2012) revelam que o índice de envelhecimento passou de 31,7 em 2001 para 51,8 em 2011, o que comprova o envelhecimento da população brasileira. A partir dessa constatação, este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade do Alceste na pesquisa sobre envelhecimento no Brasil, com base na análise dos resumos de dissertações e teses da Capes utilizando “tutela do idoso” como palavra-chave, e o limite temporal definido foi de 2010 a 2012, o que resultou na obtenção final de 15 resumos. O Alceste permitiu uma análise estatística textual dos resumos, e os resultados evidenciaram que a questão tutelar do idoso está relacionada não só com a família, mas com o Estado e a sociedade. A tutela não é simplesmente um princípio jurídico, ela envolve o cuidado e a preservação da dignidade humana. Conclui-se que o Alceste é um software que poderá ser empregado na análise do banco de dados da Capes, conferindo aos resultados confiabilidades científica e estatística.
Data released by the IBGE (2012) show that the aging index rose from 31.7 in 2001 to 51.8 in 2011, conproving that the aging of the Brazilian population. From this conchusiars, this tudy aimed to evaluate the feasibility of Alceste in aging research in Brazil. This study based on the analysis of the abstracts of dissertations/theses from database CAPES using the keyword "guardianship of the elderly". The time limit was set 2010 to 2012, getting to the final 15 abstracts. The Alceste allowed a textual summaries of statistical analysis, the results showed that the guardianship issue of elderly is related not only with family but with the state and society. Guardianship is not simply a legal principle, it involves the care and preservation of human dignity. We conclude that Alceste is a software that can be used for assessing the CAPES database, giving fiability the scientific and statistical to the results.
Palavras-chave: Envelhecimento
Tutela do idoso
Alceste
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/165
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13802
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
165-1117-1-PB.pdftexto completo101,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.