Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13749
Tipo: Artigo
Título: Os polos agroflorestais em Rio Branco, Acre: uma análise a partir da sua viabilidade econômica e consumo familiar
Autor(es): Souza, Elyson Ferreira de
Pinto, Neide Maria de Almeida
Fiúza, Ana Louise de Carvalho
Abstract: A partir de 1990, os Polos Agroflorestais passam a ser implementados em Rio Branco, Acre, como uma alternativa de desenvolvimento sustentável e como uma política do Estado para amenizar os problemas de ordem social e ambiental no município. Nesse artigo analisou-se a viabilidade dessa política a partir das condições econômicas e consumo das famílias assentadas. Foram entrevistadas 90 famílias, tendo sido ouvidos os principais mantenedores do núcleo familiar. Os resultados revelaram um quadro de privações relacionadas às condições de vida das famílias que ameaça comprometer a sucessão e sustentabilidade dos Pólos. Concluiu-se que, para que haja melhoras efetivas nas condições de vida das famílias que residem nos PA’s, há que se ampliar as práticas holísticas de desenvolvimento, nas quais sejam considerados não somente os aspectos econômicos, mas a correlação dos aspectos sociais, políticos, ambientais, com o acesso aos serviços sociais básicos, cuidados ambientais e engajamento político-institucional.
Palavras-chave: Sucessão
Assentamentos rurais
Polos Agroflorestais
Editor: Revista Brasileira de Economia Doméstica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/oikos/index.php/httpwwwseerufvbrseeroikos/article/view/103
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13749
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
103-738-1-PB.pdftexto completo438,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.