Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13363
Tipo: Artigo
Título: Construções com se apassivador e indeterminador na história do português: do passado ao presente, a gênese de um processo de mudança linguística em curso
Autor(es): Martins, Edson Ferreira
Abstract: No presente trabalho, realizamos um estudo sobre a sintaxe histórica da língua portuguesa, focalizando as construções com se apassivador/indeterminador. Partindo de uma concepção de língua histórica, considerada em sua dimensão sociolinguística (COSERIU, 1979; WEINREICH, LABOV e HERZOG, 2006, e LABOV, 1972), analisamos a situação de variação e mudança linguística por que passam tais construções na gramática do português arcaico. Para tanto, utilizamos quatro corpora, representativos da prosa literária e não literária do português dos séculos XIII, XIV, XV e XVI.
In this paper, we carry out a study on Portuguese historical syntax, focusing on the se constructions. Based on a conception of historical language, considered in its sociolinguistic dimension (COSERIU, 1979; WEINREICH; LABOV e HERZOG, 2006; e LABOV, 1972), we analyze linguistic variation and change which these constructions undergo in the grammar of Old Portuguese. We used four corpora, representative of literary and non literary Portuguese prose of the 13 th , 14 th , 15 th , and 16 th centuries.
Palavras-chave: Mudança linguística
História da língua portuguesa
Sintaxe histórica
Construções com se
Editor: Gláuks - Revista de Letras e Artes
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/444
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13363
Data do documento: 1-Jul-2012
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdftexto completo1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.