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https://locus.ufv.br//handle/123456789/13257
Tipo: | Artigo |
Título: | Aplicação de princípios da aprendizagem baseada em problemas em mestrado profissional em ciência e tecnologia de alimentos na modalidade a distância |
Autor(es): | Gomes, Silvane Guimarães Silva |
Abstract: | A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (nTICs) no processo educacional tem se apresentado como boa alternativa e potencial solução para atender profissionais que atuam no mercado de trabalho e desejam se atualizar de forma continuada. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo foi avaliar a adequação da utilização dos princípios de aprendizagem baseada em problema (ABP) em um projeto pedagógico (PP) para um curso de Mestrado Profissional (MP) em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a ser oferecido na modalidade a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o trabalho foi estruturado da seguinte forma: introdução; revisão de literatura; metodologia; caracterização do universo de interesse; projeto pedagógico; estruturação de um conteúdo do PP utilizando ABP no AVA; avaliação do PP e da estruturação do conteúdo; e, por fim, as conclusões e as considerações finais. A metodologia de ABP foi avaliada como positiva, especialmente quanto ao incentivo à busca de novos conhecimentos e de favorecer a aproximação dos alunos na resolução de problema. Os resultados deste estudo reforçaram a relevância e aceitação do tema abordado e que o projeto pedagógico para aplicar princípios de ABP a distância não deve ser aceito como pronto e acabado. Ao ser compreendido como um todo é importante considerar a realidade ao qual será aplicado e adequá-lo às necessidades e possibilidades de cada área do conhecimento e o público a que se destina. The use of new information and communication technologies (nICTs) in the educational process has been presented as a good alternative and potential solution to meet professionals working in the labor market and want to update continuously. In this context, the aim of this study was to evaluate the appropriateness of using the principles of problem- -based learning (PBL) in an pedagogical project (PP) for a Master’s degree Professional (MP) in Food Science and Technology to be offered in the distance using a virtual learning environment (VLE). Methodologically the work is structured as follows: introduction, lite- rature review, methodology, characterization of the universe of interest; pedagogical project, structuring content using PBL in the PP VLE; evaluation of the PP and the structuring of the content, and finally the conclusions and final remarks. The methodology of PBL was assessed as positive, especially regarding the incentive to search for new knowledge and promoting convergence between the students in solving a problem. The results of this study reinforce the relevance and acceptance of the subject and the pedagogical principles of PBL to apply the distance should not be accepted as ready and finished. When understood as a whole is important to consider the reality to which it will apply and adapt it to the needs and possibilities of each area of knowledge and the intended audience. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problema Tecnologias da informação e comunicação Projeto pedagógico Mestrado profissional Educação a distância |
Editor: | Educação em Perspectiva |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/226 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13257 |
Data do documento: | 8-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
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