Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13251
Tipo: Artigo
Título: Entre a didática e o “chão de sala” do ensino formal à perspectiva vygotskiana
Autor(es): Fonseca, Valter Machado da
Silva, Carmen Lucia Ferreira
Abstract: Neste artigo os autores realizam uma leitura crítica da didática inserida no interior da escola tradicional, comparada com um modelo advindo do pensamento da escola de Vygotsky e seus seguidores. Arguem acerca das práticas didático-pedagógicas na escola da modernidade, colocando em xeque, principalmente a didática tradicional e a ausência de um movimento inovador que vise revigorá-la no sentido de superação das práticas educativas que não realizam um planejamento efetivo do trabalho docente. Realizam um movimento constante, dialético e reflexivo, entre o real e o ideal, tentando nesse movimento, compreender a evolução ou involução da didática e da organização do trabalho escolar presente na escola moderna, confrontadas com os princípios da escola de Lev Semenovich Vygotsky. Por intermédio da prática reflexivo-crítica, os autores convidam ao debate sobre os principais desafios a serem enfrentados, no sentido de superação da crise paradigmática que permeia a educação brasileira.
In this article, the authors perform a critical reading of the didactics inside the traditional school, and compare it to the theorical model stemming from Vygotsky’s thought about school. They argue about the didactic- pedagogical practices in modern school, and question, mainly, the traditional didactics and the absence of an innovative movement that aims reinvigorating them, in order to overcome the educational practices that do not promote an effective planning in teaching work. They performed constant dialectical and reflexive movement between the real and the ideal in order to try to understand the evolution and involution of the didactics and the organization of work inside the modern school, when confronting them with Lev Semenovich Vygotsky’s school principles. By means of reflexive and critical practice, the authors propose a debate about the main challenges to be faced, in order to overcome the paradigmatical crisis that pervades the Brazilian education.
En este artículo los autores presentan una lectura crítica de la didáctica insertada dentro de la escuela tradicional, en comparación con un pensamiento que surge modelo de escuela de Vygotsky y sus seguidores. Discuten sobre las prácticas didácticas y pedagógicas en la escuela de la modernidad, manteniendo bajo control, especialmente la enseñanza tradicional y la falta de un movimiento innovador que tiene como objetivo dar un nuevo impulso con el fin de superar las prácticas educativas que no llevan a cabo una planificación efectiva de la enseñanza. Realizar un movimiento constante, dialéctico y reflexivo entre lo real y lo ideal, tratando en este movimiento, comprender la evolución o involución de la didáctica y organización escolar presentes en la escuela moderna, confrontado con los principios de la escuela Lev Semenovich Vygotsky. A través de la práctica de reflexión crítica, los autores invitan al debate sobre los principales retos que hay que afrontar con el fin de superar la crisis paradigmática que impregna la educación brasileña.
Palavras-chave: Didática
Trabalho escolar
Ensino-aprendizagem
Educação formal
Pedagogia histórico-cultural
Editor: Educação em Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.827
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13251
Data do documento: Abr-2017
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
827-2326-2-PB.pdftexto completo601,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.