Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13250
Tipo: Artigo
Título: O pibid de química: identificando ações e saberes na formação de licenciandos
Autor(es): Silva, Thatianne Ferreira
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Abstract: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa provenientes da análise documental do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID)/Química de uma universidade federal mineira e do questionário aplicado aos licenciandos bolsistas. O estudo teve como objetivos identificar os saberes aprendidos, construídos e mobilizados pelos licenciandos bolsistas do PIBID/Química nos contextos de formação vivenciados pelos mesmos e traçar o perfil sociocultural dos licenciandos bolsistas do PIBID, na referida área. Participaram do estudo 13 licenciandos. Estes são, majoritariamente, do sexo feminino; são provenientes de famílias que possuem renda mensal de até 3 salários mínimos; cursaram o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. Ademais, com base na análise temática (BARDIN, 1995), constatamos que há uma concentração de ações direcionadas ao desenvolvimento dos saberes curriculares, experienciais e da formação profissional (TARDIF, 2010).
This paper presents the results of a survey from the subproject documentary analysis of the Institutional Program Initiation Grant to Teaching - (PIBID)/ Chemical Federal University of Minas Gerais and questionnaire administered to undergraduates scholarship. The study aimed to identify the knowledge learned, constructed and mobilized by undergraduates fellows PIBID / Chemistry in training contexts experienced by same and trace the socio-cultural profile of undergraduates scholarship PIBID in that area. Study participants were 13 undergraduates. These are mostly female; come from families with incomes up to three times the minimum wage; attended elementary and high school education in public schools. Furthermore, based on the thematic analysis (BARDIN, 1995) found that there is a concentration of actions aimed at curriculum development, experiential knowledge and of vocational training (TARDIF, 2010).
Palavras-chave: Formação docente
Saberes docentes
PIBID
Editor: Educação em Perspectiva
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/644
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13250
Data do documento: Jan-2015
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
644-1740-1-PB.pdftexto completo247,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.