Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/13068
Tipo: Artigo
Título: Administrando o meio ambiente com sustentabilidade: Análise do impacto do Agroturismo em Venda Nova Do Imigrante (ES)
Autor(es): Emmendoerfer, Magnus Luiz
Abstract: Muito se tem falado sobre turismo, sustentabilidade e meio ambiente, mas como administrar esta tríade como uma oportunidade de trabalho e renda efetiva? A curiosidade dos pesquisadores, ainda como leitores, levou-os a despertar interesse pelo assunto e agrupar informações contidas na literatura especializada e, para sua melhor compreensão, decidiu-se pesquisar o caso do Agroturismo no município de Venda Nova do Imigrante-ES. A pesquisa foi do tipo descritiva, fazendo uso de questionários e observações in loco. Esses procedimentos metodológicos possibilitaram contextualizar a evolução do agroturismo no município, sendo que a partir da percepção dos empresários, turistas e comunidade local, levantaram-se os impactos provocados pelo agroturismo naquele município, bem como ações para agregar valor ao seu desenvolvimento sustentável. A participação dos empresários, dos turistas, dos órgãos públicos e da comunidade local foi extremamente significativa para o êxito deste trabalho. A experiência adquirida com o presente estudo de caso serviu para conhecer as práticas administrativas voltadas para a sustentabilidade de um município, tornando o agroturismo mais um espaço de atuação para profissionais das áreas de ciência humanas e sociais como os administradores. Neste sentido, a principal contribuição deste trabalho foi demonstrar que o associativismo foi de fundamental importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade do agroturismo no município estudado.
Palavras-chave: Turismo
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Agroturismo
Meio ambiente
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol6-1.pdf
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13068
Data do documento: Jan-2006
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo6vol6-1.pdftexto completo55,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.