Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/12979
Tipo: | Artigo |
Título: | O professor-gerente: Processo de transformação |
Autor(es): | Marra, Adriana Ventola |
Abstract: | Os docentes são os responsáveis pela administração da universidade, por meio de práticas gerenciais, decisões e ações que viabilizam o alcance dos objetivos organizacionais. Com o objetivo de descrever e analisar o processo de transformação do professor em chefe de departamento e co- ordenador de curso/programa, foi con- duzido um estudo de caso em uma uni- versidade federal do interior de Minas Gerais/Brasil. Realizaram-se 30 entre- vistas semiestruturadas com esses gerentes, analisadas qualitativamente. Um fator relevante é que, ao assumir o cargo, em geral o professor não possui formação administrativa e aprende a ad- ministrar no exercício da função. Como conseqüência, o primeiro ano do man- dato é destinado ao aprendizado base- ado no autodidatismo. Os gerentes da universidade pública negam a vontade de assumir o cargo. Argumentam que foram indicados e, portanto, não pode- riam se recusar a colaborar com o departamento/curso, ocultando o desejo de se tornarem gerentes e assumirem o poder. O poder é apresentado pelos entrevistados como algo proibido, pecaminoso, mas, ao mesmo tempo, figura entre seus desejos pessoais e profissionais de realização. O professor se vê como o único, entre seus colegas, capaz de dar continuidade às suas atividades como coordenador ou chefe de departamento. |
Palavras-chave: | Gerente Universidade Poder |
Editor: | Revista de Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Open Access |
URI: | http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6vol6-2.pdf http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/12979 |
Data do documento: | Dez-2006 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo6vol6-2.pdf | texto completo | 70,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.