Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/11408
Tipo: Dissertação
Título: Contribuição ao zoneamento agroclimático para a cultura do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) no Estado de Minas Gerais
Autor(es): Costa, Antônio Carlos Lôla da
Abstract: Neste trabalho ficou evidenciada a importância dos regimes térmicos e hídricos de uma região em relação ao desenvolvimento e à aptidão da cultura do sorgo. Destacaram-se, entre os objetivos específicos do presente trabalho, a determinação das exigências térmicas nas diversas fases fenológicas de cinco cultivares de sorgo granífero e a seleção de áreas e de épocas de plantio consideradas mais adequadas para esta cultura, no Estado de Minas Gerais. Dados fenológicos, referentes aos cultivares de sorgo granífero Jade, Ranchero, Br 300, Pioneer B 815 e Ag 1011, foram utilizados. Para o cálculo das unidades térmicas e a determinação da estação de crescimento da cultura, utilizaram-se dados diários de precipitação pluvial, temperaturas máximas e temperaturas mínimas do ar. O método WB 10/30 Foi selecionado para o cálculo das unidades térmicas recebidas nas diversas fases fenológicas dos cultivares em estudo, assim como no acumulo diário de unidades térmicas nos diferentes locais estudados, no Estado de Minas Gerais. Na determinação das melhores épocas de plantio, levou-se em consideração, além das exigências térmicas da cultura, a distribuição me dia semanal das precipitações. Deste modo, tais épocas variaram desde o final do mês de setembro até o final do mês de fevereiro, em função do local estudado. Após o traçado das isolinhas trimestrais de unidades térmicas no Estado, verificou-se uma tendência anual de os maiores potenciais térmicos manifestarem-se a partir do mês de outubro, nas microrregiões do Triângulo Mineiro e Norte do Estado de Minas Gerais.
Palavras-chave: Regimes térmicos e hídricos
Cultura do sorgo
Exigências térmicas
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Meteorologia Agrícola
Citação: COSTA, Antônio Carlos Lôla da. Contribuição ao zoneamento agroclimático para a cultura do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) no Estado de Minas Gerais. 1988. 61 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1988.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/11408
Data do documento: 23-Ago-1988
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo9,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.